Passe Social 4_23 - Estudantes Deslocados

18/10/2024

Estudantes residentes a frequentar estabelecimentos de ensino fora da Região Autónoma da Madeira (“estudantes deslocados”)

1.    Os estudantes residentes na Região Autónoma da Madeira, com idade até aos 23 anos, que estejam matriculados no ano letivo 2024/2025 em estabelecimentos de ensino oficial fora da Região, já podem requerer o novo “Passe Social 4_23” GIRO, procedendo da seguinte forma:

•    Submeter os dados requeridos através da seguinte hiperligação: https://siga.madeira.gov.pt/passe_4_23_deslocados.

•    Depois de concluído, com sucesso, os dois passos necessários (validação da documentação e pagamento do custo da emissão do cartão), proceder ao levantamento do respetivo cartão na loja previamente selecionada.

Nesta fase de transição, os cartões serão entregues, por regra, no prazo de 15 a 30 dias a contar da data da confirmação da validação de toda a documentação.

Após a validação da aceitação do pedido da emissão no passe, será emitida uma guia provisória para utilização dos transportes públicos, a qual deverá ser apresentada ao motorista.

Este procedimento, de momento, só está disponível para os “estudantes deslocados”.

2.    Os estudantes que já possuam o “Passe Social 4_23” deverão submeter os elementos requeridos na hiperligação: https://siga.madeira.gov.pt/passe_4_23_deslocados, recebendo posteriormente uma notificação para o carregamento do respetivo perfil numa das lojas da rede SIGA.


Descrição do processo

1.ª Etapa: formulário de adesão/ativação do cartão GIRO

Nesta fase, ao aceder a https://siga.madeira.gov.pt/passe_4_23_deslocados devem ser preenchidos os vários campos relacionados com a identificação do aluno e os seus contatos, bem como efetuar o “upload” dos documentos aí solicitados e que são obrigatórios.


2.ª Etapa: submissão do comprovativo de pagamento (apenas para quem não possui ainda o novo cartão GIRO)

A transferência bancária tem de indicar, obrigatoriamente, o NIF do estudante, seguindo-se o “upload” do seu comprovativo.


Em cada etapa concluída com sucesso é enviado um email indicando os passos seguintes.

Com a 2.ª etapa, o estudante recebe a guia provisória para, enquanto aguardar pelo passe, poder usufruir dos transportes públicos.

Com o número de processo atribuído, o estudante pode ainda consultar o estado do seu requerimento.


Conclusão: entrega do passe GIRO

Por fim, quando o passe se encontrar disponível para levantamento no ponto de venda previamente escolhido, será enviado um email com essa indicação.

Passados 180 dias sem que o cartão tenha sido levantado, o mesmo ficará inutilizado e será necessário efetuar novo pedido.


Informação também disponível em https://www.madeira.gov.pt/drtmt.